Lembra do boi transgênico? Vem aí a laranja transgênica

Vocês estão lembrados da reportagem que eu fiz do primeiro bezerro nascido do processo de transgenia no Brasil? A experiência foi feita pelos cientistas da Embrapa Gado de Leite lá em Minas Gerais.

Pois é, agora é a vez da laranja transgênica. Desesperados com os ataques de uma doença chamada greening, produtores da Flórida (EUA), Estado que é o segundo maior produtor mundial de suco de laranja, depois de usar muito pesticida contra o inseto sem conseguir deter o contágio, entraram em contato com estudiosos da Universidade da Flórida buscando alternativas transgênicas. Eles sabem que a transgenia incomoda muita gente, principalmente na Europa e, mais recentemente, nos EUA. Mas elas não tinham saída. Os laranjais estavam sendo dizimados.

Um dos cientistas escolheu um gene de um vírus que destrói as bactérias conforme elas se replicam. Outro conseguiu alterar laranjeiras já adultas, ao vincular um gene a um vírus que pode ser enxertado na casca da laranjeira. Houve testes com genes de porco, de vegetais e até um sintético apareceu e se candidatou.

Já na Universidade A&M, do Texas, um mestre enxertou nas laranjeiras um gene de espinafre que produz uma proteína que combate as bactérias invasoras. Em experiência numa estufa repleta de laranjeiras infectadas, as laranjeiras com o gene de espinafre sobreviveram durante mais de um ano e 300 delas foram plantadas para uma lavoura experimental. Os estudos continuam, são promissores, e a primeira laranja transgênica deve ser colhida em breve.

As informações são do caderno do The New York Times encartado na no jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (13/8).

Fonte: Globo Rural | Blog do Tião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *