Lavoura de trigo entra em fasede floração no Rio Grande do Sul

Lavoura de trigo entra em fasede floração no Rio Grande do SulPlantio atinge uma área de aproximadamente 739 mil hectares. FECOAGRO/DIVULGAÇÃO/JC

O plantio do trigo foi encerrado nesta semana e atinge uma área inicialmente estimada de 739,4 mil hectares. A maioria das lavouras está na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo) e 3% estão em floração. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater nesta quinta-feira, nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, responsáveis por 30% da área de trigo do Estado, a cultura se desenvolve de forma satisfatória, em função das temperaturas mais baixas, alta luminosidade e umidade do solo ideal.

Na Fronteira Noroeste e nas Missões, com 27% da área de trigo, as lavouras se recuperaram das chuvas da semana anterior e foi possível concluir a adubação em cobertura. Além disso, o frio impediu a proliferação de lagartas, e o tempo seco permitiu que os produtores realizassem o controle destas em lavouras atacadas no início do desenvolvimento da cultura do trigo.

Fonte : Felipevieira.com