Laticínios demitem 139 funcionários

Fonte:  Correio do Povo

A Lácteos Brasil, controladora da Bom Gosto, anunciou ontem que fechará a unidade de Erechim, demitindo 82 dos 96 funcionários. A dispensa se soma a dos 57 trabalhadores da Brasil Foods (BRF) de São Lourenço do Sul, confirmadas para sexta-feira. Ao todo, 139 trabalhadores serão demitidos pelas duas empresas.
Em nota, a Lácteos Brasil informa que a unidade de Erechim, que produzia queijos e lácteos, será desativada "temporariamente". A decisão segue o plano de racionalização para maior eficiência do parque fabril da companhia. Dessa forma, a produção será transferida para diferentes unidades no Estado, assim como o recebimento de 70 mil litros por dia de 500 produtores da região. A planta de Gaurama absorverá a produção de queijo prato. A de Crissiumal, a de mussarela. A unidade de Tapejara, a de nata, e a de Fazenda Vilanova, bebidas lácteas, leite pasteurizado e doce de leite. Conforme a nota, parte dos atuais funcionários de Erechim será realocada em outras unidades da companhia, que oferecerá ainda consultoria para facilitar o reposicionamento dos profissionais demitidos.
Em São Lourenço do Sul, funcionários da BRF bloquearam a BR 116, no km 464, durante 1h20min na manhã de ontem. O protesto foi pela redução de operações da unidade, que manterá apenas 11 operários na área de resfriamento. Segundo comunicado da empresa, parte deles não aceitou transferência para outras unidades. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Camaquã e Região, Luiz Carlos Cardozo, disse que até a linha de ônibus que leva os funcionários à fábrica já estava cortada. "Conversamos com a direção para termos mais tempo para negociar, mas eles não aceitaram."
O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, diz que o principal problema tem sido a importação de lácteos da Argentina. "Mais casos podem ocorrer porque as empresas não conseguem trabalhar no prejuízo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *