Kits de irrigação do Programa Segunda Água são entregues na Região Sul

Nesta sexta-feira, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estará efetuando a entrega de mais 56 kits de irrigação do Programa Segunda Água em dois municípios na Região Sul do Estado.

Em um trabalho conjunto dos Departamentos de Agricultura Familiar (DAFA) e Infraestrutura Rural (DINFRA) da SEAPDR e da Emater-RS/Ascar, foram organizados e carregados os materiais que compõe os kits de irrigação. Neste transporte, estarão sendo entregues 23 kits de irrigação no município de Pelotas e 33 kits de irrigação no município de Herval.

O kit de irrigação por gotejamento é composto por uma caixa d"água de 1.000 litros, bomba d"água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d"água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

A partir da entrega nos municípios, os técnicos da Emater- -RS/Ascar poderão iniciar a instalação dos sistemas junto às famílias beneficiárias do Programa. Com a instalação do sistema de irrigação, a família, que já recebeu a construção do açude em sua propriedade, agora tem todas as ferramentas para desenvolver um cultivo de hortaliças, por exemplo, em espaço com estrutura de irrigação próximo a sua casa.

Com essa nova entrega de materiais, já são 304 kits de irrigação por gotejamento entregues pela SEAPDR por meio do Programa Segunda Água somente na Região Sul do Estado.

O programa é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SEAPDR, e tem como objetivo garantir acesso à água para produção no meio rural para populações em situação de vulnerabilidade social. Assim, se busca a promoção da segurança alimentar e hídrica, através da construção de cisternas, microaçudes e da instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas, ao longo do programa, 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *