"Júnior Friboi" volta à ativa com compra do Mataboi

A JBJ Agropecuária Ltda. ("JBJ"), controlada pelo empresário José Batista Júnior, adquiriu em 22 de dezembro passado, por um valor não revelado, o frigorífico Mataboi, que está em recuperação judicial desde 2011. O empresário, conhecido como Júnior Friboi, pertence à família Batista, que controla a JBS. Mas ele não tem mais participação relevante no capital da multinacional de carnes.

De acordo com comunicado, divulgado pela JBJ Agropecuária, a empresa celebrou um "contrato de compra e venda de participação societária", para a aquisição das ações representativas da totalidade do capital social da Fratelli Dorazio Investimentos S.A., detentora da totalidade das ações representativas do capital social da Mataboi Alimentos S.A. – em Recuperação Judicial ("Operação" e "Mataboi", respectivamente). Conforme o comunicado, o fechamento da operação "está sujeito a condições suspensivas".

O negócio envolve as unidades de abate de bovinos do Mataboi em Araguari (MG), Rondonópolis (MT) e Santa Fé (GO), além do escritório-sede da empresa em Uberlândia (MG). O Mataboi, que foi fundado em 1949, tem capacidade de abate de 2.600 bovinos por dia e faturou R$ 1,647 bilhão nos últimos 12 meses. A empresa tem cerca de 2.800 funcionários e atua com as marcas "Mataboi" e "Di Prima". Quando pediu recuperação judicial, em março de 2011, o Mataboi tinha dívida de R$ 253,5 milhões, conforme informações que constam do site da companhia.

Antes da aquisição do Mataboi, a JBJ Agropecuária concentrava sua atuação na criação de gado bovino. Ao todo, a empresa tem seis fazendas, distribuídas nos Estados de Goiás e Tocantins. O negócio marca a volta de Júnior à atividade de abate de bovinos. O empresário tinha participação ativa nas operações da JBS até pouco antes de a companhia lançar ações na bolsa, em 2007.

A expectativa é que o novo CEO do frigorífico, indicado pelo novo controlador, tome posse na próxima semana, apurou o Valor. A reportagem tentou contatar José Batista Júnior, mas ele não respondeu ao recado deixado em seu celular. (Colaborou Luiz Henrique Mendes, de São Paulo)

Fonte: Valor | Por Alda do Amaral Rocha

Um comentário em “"Júnior Friboi" volta à ativa com compra do Mataboi

  1. Parabéns Junior Batista, homem empreendedor, de muito sucesso, e acima de tudo ético.
    Deus o ilumine e continue dando força para o sucesso de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *