JBS fecha acordo e assume operações da Doux no Estado

A Doux Frangosul anuncia nesta sexta-feira um acordo com o Grupo JBS para solucionar o impasse financeiro com os produtores integrados. O gigante do setor de carnes, líder mundial em processamento de proteína animal, vai assumir as operações da empresa no Brasil. O prefeito Percival Souza de Oliveira confirmou em reunião de secretariado, nesta quinta-feira à noite, que as tratativas entre as empresas estariam seladas, conforme informação de Rejane de Oliveira Baptista, secretária da Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro, munícipio-sede da Doux Frangosul.
O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Montenegro, João Marcelino da Rosa, foi informado que nesta sexta-feira será anunciada a retomada dos alojamentos para dar início aos abates de frangos.
Empresas e interlocutores do governo do Estado esperavam por um acordo ainda nesta semana. Um novo telefonema de diretores encarregados das negociações da Doux Frangosul com os produtores gaúchos na quarta-feira reforçou a promessa de uma solução para retomar os abates de frangos e os pagamentos aos cerca de 1,6 mil integrados do Rio Grande do Sul. O presidente da Fetag-RS, Elton Weber, que representa a comissão de integrados, até a noite desta quinta-feira não tinha sido informado sobre o resultado final da negociação.
A aposta do mercado, desde que a Doux repassou as operações do setor de suínos para a BR Foods, sempre foi de que haveria uma parceria com o JBS. No entanto, o passivo total, estimado em mais de R$ 600 milhões, além da dívida superior a R$ 50 milhões com os integrados, seria o principal empecilho para selar o negócio. Enquanto as especulações sobre a operação Doux-JBS não se confirmavam, os abates das duas plantas existentes no Estado da filial do grupo francês e o alojamento de pintos com 1,5 mil produtores integrados foram suspensos.

O JBS tem processamento de aves nos Estados Unidos, onde é dono da Pilgrims.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *