INTL FCStone: safra de soja deve chegar a 90,16 milhões de toneladas

Produção de milho deve cair quase 10%, segundo consultoria

agricultura_soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)Para a INTL FCStone, clima favorece produção de soja, que pode chegar a 90,16 milhões de t (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

A produção brasileira de soja deve alcançar 90,16 milhões de toneladas na safra 2013/2014. A projeção foi divulgada nesta quarta-feira (8/1) pela consultoria INTL FCStone.

“A conclusão é baseada no clima favorável ao desenvolvimento da safra e na aproximação do período de colheita. No Mato Grosso, principal estado produtor, as condições da safra são excelentes e a produtividade poderá ser recorde”, informou a empresa, em nota.

A consultoria projeta também uma demanda interna de 40 milhões de toneladas neste ano. As exportações da oleaginosa devem atingir 56,2 milhões, estimuladas pela demanda da China. Desta forma, os estoques finais devem ficar em 5,37 milhões de toneladas.

“Representa 6,2% do total disponível no início do ciclo, revertendo o aperto de dois anos seguidos”, avalia a consultoria.

Milho

A produção de milho, nas projeções da INTL FCStone, deve cair 10% em comparação com a safra passada, chegando a 72,44 milhões de toneladas somadas a primeira e a segunda colheita. A área plantada deve ter uma redução de 6,65%, chegando a 14,77 milhões de hectares.

A produtividade do ciclo de verão foi mantida em 5,1 toneladas por hectare. Para a segunda safra, a estimativa é de 4,76 toneladas por hectare.

“Representa um aumento de produtividade em relação à estimativa de dezembro, de 4,67 toneladas por hectare, num momento em que os produtores já estão começando a planejar o cultivo de inverno, mesmo que com expectativas de um investimento menor”, avaliou a empresa.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *