INTERNACIONAL – Brasil vai pedir no G-20 menos subsídios a produtos agrícolas

O Brasil deve propor ao G-20, na Cúpula da Turquia, que os países do grupo se comprometam a não aumentar os subsídios a produtos agrícolas, frente à queda dos preços das commodities. Embora defenda que esse é “um compromisso moral”, o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey, afirmou não ter expectativas de bons resultados. “É um tema polêmico em relação aos países desenvolvidos”, disse.

Até o momento, apenas Argentina e Rússia, que também têm a exportação baseada nas commodities, apoiam a proposta brasileira. Cozendey afirma que, se as nações mais ricas não congelarem os subsídios, mantendo em alta os preços locais, “haverá um efeito muito ruim na economia dos países mais pobres”.

A reunião de cúpula do G-20 está marcada para os dias 15 e 16 de novembro em Antália, na Turquia. A presidência turca deve reforçar a implementação das Estratégias Abrangentes de Crescimento (ECAs) acordadas na Cúpula de Brisbane, cujo objetivo é aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) coletivo dos países-membros em 2,1% até 2018.

PUBLICIDADE

ÚLTIMASVER MAIS

12NOV07h31

Assista ao vivo o 3° Fórum de Agricultura da América do Sul

11NOV17h57

Curitiba vira centro do agronegócio da América do Sul por dois dias

11NOV17h21

Plantio de verão entra na reta final no Paraná

11NOV15h27

Brasil vai pedir no G-20 menos subsídios a produtos agrícolas

Fonte : Gazeta do Povo