INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA – Porto Itapoá implanta tecnologia de digitalização de negócios

O investimento faz parte do plano de expansão do terminal portuário, que busca alcançar a movimentação de 2 milhões de contêineres por ano

porto-Itapoá-SC (Foto: Divulgação)

O SAP S/4HANA  funciona como um núcleo digital e centro de operações da empresa (Foto: Divulgação)

O Porto Itapoá, de Santa Catarina, anunciou a adoção de um pacote de gestão de recursos em tempo real para negócios digitais. O SAP S/4HANA, como o sistema é chamado, funciona como um núcleo digital e centro de operações. De acordo com a SPRO, empresa responsável pela tecnologia, a solução reúne informações seguras e de fácil acesso em uma única estrutura dinâmica, automatizando os processos.

Itapoá tem embarques de produtos como carnes, madeiras, papel e celulose, arroz e frutas. Inaugurado foi inaugurado há seis anos e é o sexto maior terminal de contêineres do país, movimentando cerca de 500 mil TEUs (medida padrão do contêiner de 20 pés) por ano.

O investimento em tecnologia faz parte do plano de expansão do terminal portuário. O porto busca alcançar a movimentação anual de 2 milhões de TEUs (contêiner de 20 pés). Segundo o CEO Interino do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, “a estratégia de apostar em inovações e soluções robustas é primordial para o crescimento sustentável do terminal”. Os novos equipamentos também garantem eficiência, produtividade e segurança no embarque e desembarque de cargas.

A implantação englobará, em sua primeira fase, processos de suporte como soluções para planejamento comercial e colaborativo, e tecnologias dedicadas ao operacional. Além disso, a SPRO fará a integração da plataforma com o principal sistema especialista – utilizado globalmente pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro dos portos.

“A transformação digital está sendo acelerada pelo Porto Itapoá com o uso da tecnologia SAP para otimizar a cadeia de processos, buscando uma maior assertividade nas decisões estratégicas e desenvolvimento de novos modelos de negócio”, afirma Almir Meinerz, presidente-executivo da SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *