INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA – Mato Grosso despacha diariamente 50 mil t. de soja por trem

Volume tem Santos (SP) como destino e equivale a carga de um navio de grande porte

Soja em trem (Foto: Rumo ALL/Divulgação)

Comboios com 80 vagões cada estão partindo diariamente de quatro terminais instalados no Estado (Foto: José Rocher/Rumo ALL)

Mato Grosso, maior Estado produtor de grãos do Brasil, está chegando ao auge no escoamento dasafra com intensa movimentação de cargas sobre as ferrovias. Os terminais de embarque  emRondonópolis e no Alto Araguaia, localizados a Sudeste do Estado, estão colocando nos trilhos 50 mil toneladas de soja por dia, o suficiente para encher 1,4 mil carretas ou equivalente a um naviointeiro de grande porte. São sete comboios com cerca de 80 vagões cada, que estão partindo diariamente de quatro terminais da Rumo ALL nas duas regiões. Os dados são da própria empresa, que detém concessões para operar maior parte da malha ferroviária nacional e observa forte incremento na movimentação de cargas agrícolas sobre trilhos. "A participação das commodities agro (grãos, açúcar, fertilizantes) aumentou de 76% para 80% [ no Brasil], muito em função das exportações de soja e milho", afirma a empresa.

O destino das cargas é o litoral paulista, onde está o Porto de Santos, principal ponto de exportação do país. Neste ano, o Brasil deve vender para o mercado internacional mais de 56 milhões de toneladas de soja, um recorde que coloca o Brasil no topo do ranking mundial de exportações dacommodity.

A crescente participação brasileira no comércio global se deve ao aumento da oferta. Projeçõesoficiais e de consultorias privadas dão conta de que a safra de soja vai superar pela primeira vez este ano a marca de 100 milhões de toneladas. Desse total, mais de 28 milhões de toneladas serão colhidas pelos agricultores mato-grossenses.

saiba mais

Exportação de grãos por contêineres aumenta 90% em Paranaguá (PR)

Cargill investirá US$ 100 mi em terminal na Ucrânia

  • POR CASSIANO RIBEIRO
  • Fonte : Globo Rural

Compartilhe!