INFORME RURAL

 

  • Instituto para o leite

    O governo gaúcho deve encaminhar até o fim do ano proposta para criação do Instituto Estadual do Leite. Além disso, deve propor um fundo de incentivo à promoção do produto ao consumidor, nos moldes do Fundovitis, que estimula a produção do vinho. O tema foi debatido durante o seminário de alinhamento estratégico da cadeia do leite em Capão da Canoa.
    Conforme a Secretaria de Agricultura, a ideia é reforçar a sanidade da produção gaúcha e aumentar a produção no Estado, que tem capacidade industrial ociosa.

  • Preço ao produtor

    O Senado aprovou ontem projeto que obriga empresas que vendem laticínios a informar os produtores de leite sobre o valor pago pelo produto até o dia 25 do mês anterior à entrega.
    Quem descumprir a regra, pelo proposta, pode ter de desembolsar o maior valor pago no mercado. O projeto segue para a sanção presidencial. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), um dos relatores do texto, disse que a mudança permite melhorar a relação desigual entre grandes laticínios e pequenos e médios produtores, que ficariam mais expostos às variações de preço e dos custos de produção do leite.

  • Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *