INFORME RURAL

Combinação eficiente

A combinação de safra cheia e redução de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) foi certeira para sacudir o mercado de máquinas agrícolas no país. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas avançaram 24,7% sobre o mesmo período de 2012. Os resultados, divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), comprovam a expectativa gerada pelo colheita da brasileira.
– A redução da taxa de juros do PSI, aliada à atual safra de grãos, criou esse ambiente favorável aos negócios – explica Milton Rego, vice-presidente da Anfavea.
Em fevereiro, foram vendidas 6,21 mil unidades, volume superior ao recorde do mês anterior, de 5,4 mil unidades.
No Rio Grande do Sul, após um ano marcado por perdas da seca, a expectativa é de uma safra recorde de soja. Hoje, a Conab divulga levantamento.
– O país poderá superar a safra de soja dos Estados Unidos. Isso nos faz prever aumento de até 8% nas vendas de máquinas agrícolas neste ano – diz Rego.
Ontem, a Emater estimou que a safra gaúcha deve chegar a 25 milhões de toneladas, a segunda maior da história. Para a soja, prevê 11,84 milhões de toneladas.

  • Oportunidades além fronteiras

    Estreia hoje na Expodireto uma novidade envolvendo os estrangeiros. As delegações de mais de 74 países terão a chance de fazer rodadas reversas de negócios. Normalmente, os visitantes internacionais vêm conversar com brasileiros.
    – Agora, os países poderão conversar entre si, para tentar alinhavar negócios – explicou Evaldo Silva Junior, coordenador do Pavilhão Internacional, durante o Campo em Debate, evento promovido por Zero Hora, que tinha como tema Oportunidades Para a Produção Gaúcha em Novos Mercados.
    A busca por novos parceiros comerciais faz sentido à medida que a população mundial cresce, como mostrou o economista da Farsul Antônio da Luz ao analisar o cenário projetado para o ano de 2050, quando 70% das pessoas estarão vivendo nas cidades e 30% no campo, o que exigirá “um imenso salto de produtividade”.
    Maria Flávia Figueiredo Tavares, coordenadora do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM-Sul, ressaltou a importância de buscar tendências na alimentação para conquistar mercados diferenciados, que permitam maior valorização do produto.

  • Agroenergia e biodiesel

    A contribuição da agroenergia na produção de biodiesel será tema de debate hoje, às 14h, na Casa RBS na Expodireto. Entre os participantes, estão o diretor de biodiesel da Petrobras Biocombustíveis, Alberto Oliveira Fontes, o diretor-presidente da BSBios e presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A mediação será feita pelo comunicador Lasier Martins.

  • Soja adaptada a terras baixas

    A semente de soja adaptada para terras baixas, conhecidas como áreas de várzea, será apresentada hoje no Dia de Campo Estadual, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. O evento, promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), deve reunir cerca de 1,5 mil produtores e pesquisadores de toda a América Latina.
    A cultivar TEC IRGA 6070RR é a primeira de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.

  • Trigo mais resistente

    Após 20 anos de pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança amanhã, na Expodireto, o trigo BRS Parrudo – semente de trigo com resistência ao acamamento, com potencial produtivo ampliado, ciclo precoce, estatura baixa, sistema radicular vigoroso e sanidade de folha e espiga.
    – A união de suas características permite a utilização de alta tecnologia no seu cultivo, associando qualidade a rendimento de grãos – avalia o pesquisador Pedro Scheeren.

  • Capitão do Penta visita a Expodireto

    O ex-jogador de futebol Cafu, capitão da Seleção que conquistou o pentacampeonato em 2002, vai estar em Tapera e Não-Me-Toque.
    O motivo da visita não tem nada a ver com futebol. Um dos sócios da empresa paulista FortisAgro, Cafu vem ao Estado oficializar parceria com a Aprosoja para venda de grãos via internet.
    Hoje, às 17h, o ex-jogador estará na sede da Marasca Cereais, em Tapera. Amanhã, vai estar no estande da Cotrijal na Expodireto, a partir das 9h15min.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *