Inflação volta a acelerar em agosto

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) voltou a ter aceleração no mês de agosto. O indicador encerrou o mês com avanço de 0,24%. Em julho, a inflação tinha avançado apenas 0,03%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os principais grupos de produtos, os alimentos e bebidas, que tinha registrado deflação em julho, reverteram a tendência e ficaram próximos da estabilidade em agosto (+0,01%). Mas, de acordo com o IBGE, tiveram impacto praticamente nulo sobre o índice geral.
A maior alta ocorreu nos itens de residência (+0,89%). A única baixa ocorreu nos transportes (-0,06%), mesmo assim, em um ritmo bem menor que o registrado em julho.
No acumulado do ano, o IPCA acumula alta de 3,43%, acima do mesmo período em 2012, quando o avanço foi de 3,18%. No acumulado dos 12 meses encerrados em agosto, o indicador se manteve na faixa entre o centro (4,5%) e o teto da meta do governo (6,5%), registrando aumento de 6,09%.

O IPCA é considerado o índice oficial de inflação por servir de referência para o regisme de metas e a política monetária do governo federal. É calculado desde 1980, abrabgendo nove regiões metropolitanas, Brasília e Goiânia. A base são famílias com renda entre um e 40 salários mínimos.

Fonte : Globo Rural On-Line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *