Índios e oposição querem tirar demarcação de terras do Ministério da Agricultura


Presidente da Câmara também se mostrou contrário à medida provisória que retira poder exclusivo da Funai sobre a questão.

A medida provisória 870, que retira o poder exclusivo da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as demarcações indígenas, tem sido alvo de articulações parlamentares e de oposições ao governo para derrubar o texto. Em uma audiência pública sobre o tema nesta quinta-feira, dia 25, indígenas de todo o país mostraram que são contra a decisão de demarcação de terras indígenas estar na mão do Ministério da Agricultura.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também se mostrou contrário à medida provisória e diz que trabalhará para alterá-la. De Porto Alegre, Ricardo Alfonsin analisa se essas forças são suficientes para alterar a medida e se a decisão sobre as demarcações no Ministério da Agricultura podem criar ainda mais conflitos.

O advogado Ricardo Alfonsin, especialista em questões envolvendo dívidas agrícolas, semanalmente, grava um comentário exclusivo para os internautas do portal CanalRural. Em vídeo, o especialista traduz e analisa temas pertinentes ao mundo do agronegócio, auxiliando o produtor rural, esclarecendo dúvidas jurídicas dos telespectadores e internautas e respondendo perguntas sobre Plano Collor, dívidas bancárias, Código Florestal, Funrural e outros.