Incra promove debate sobre a gestão da política de desenvolvimento territorial

Apresentar as principais políticas públicas que chegam aos territórios e as principais ações da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esses são alguns dos objetivos do ciclo de debates que ocorre nesta quarta-feira (11), das 14h às 18h, no Auditório do 11º andar do Incra, em Brasília (DF).

O primeiro evento do Ciclo de Debates Diálogos SDT é a palestra "O Rural Brasileiro em perspectiva: processos sociais, questão agrária e modelos em disputa" proferida pelo professor Sérgio Leite, professor associado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), onde ele dirige o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura(OPPA).

O ciclo de debates está estruturado em encontros mensais com duração de quatro horas em dois módulos. O primeiro pretende apresentar um panorama da agricultura no Brasil com foco na abordagem territorial do desenvolvimento numa perspectiva teórico conceitual. O segundo módulo propõe o debate das políticas públicas e prevê que as temáticas e indicação de palestrantes sejam pactuadas com os participantes.

Para os próximos debates já foram sugeridas as seguintes temáticas, divididas em dois módulos. O Módulo I tem os temas Mundo Rural, Território e a Abordagem Territorial do Desenvolvimento. Serão abordados o rural brasileiro e os processos sociais, questão agrária e modelos em disputa; novas ruralidades no Brasil contemporâneo; território e territorialidade, distintos olhares e distintas abordagens; as diferentes faces do desenvolvimento; a dimensão territorial do desenvolvimento rural, perspectiva histórica e político institucional; a estratégia de desenvolvimento territorial brasileira e a abordagem territorial e as instituições de desenvolvimento, gestão social, participação política e novas institucionalidades.

No Módulo II, será discutido o tema Políticas Públicas: instrumentos, estratégias, programas e experiências. A temática será pactuada com os funcionários de acordo com o processo de avaliação do primeiro módulo.
A iniciativa da SDT visa fornecer subsídios teóricos, conceituais e instrumentais que facilitem a compreensão dos fundamentos, das concepções, das instituições e dos procedimentos que estruturam a política de desenvolvimento territorial, assim como promover o debate, o diálogo e a troca de experiências entre os servidores, colaboradores e gestores da SDT/MDA.

O ciclo de debates é dirigido aos servidores, terceirizados, colaboradores e gestores da SDT. Os palestrantes convidados deverão indicar, com antecedência, um texto para disponibilização e leitura prévia dos participantes, para um melhor aproveitamento do conteúdo. Os palestrantes e participantes receberão ao final de cada palestra, os certificados de participação emitidos pela SDT.

– See more at: http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/incra-promove-debate-sobre-gest%C3%A3o-da-pol%C3%ADtica-de-desenvolvimento-territorial#sthash.ZLyWVDH6.dpuf

Fonte: MDA