Helicoverpa é encontrada na buva em Mato Grosso do Sul

Produtores encontraram lagarta na área em fase de preparo para plantio de soja no Estado

Fernando Mignoso

Foto: Fernando Mignoso / COAMO

Lagartas foram encontradas em duas propriedades de Dourados

Produtores de grãos da Coamo Agroindustrial Cooperativa de Dourados, em Mato Grosso do Sul, encontraram uma infestação da lagarta helicoverpa na buva. Na última quinta, dia 3, dois produtores alertaram ao técnico da cooperativa, Fernando Mignoso, que haviam encontrado as lagartas na área que estavam preparando para o plantio de soja. Mignoso coletou amostras e encaminhou para análise da Embrapa Agropecuária Oeste.

>> Veja fotos da lagarta encontrada em Dourados

Nesta segunda, dia 7, o técnico percorreu as 35 propriedades de associados da Coamo para verificar a situação. A helicoverpa foi encontrada em apenas duas, distantes entre si cerca de cinco quilômetros em linha reta. Nessa segunda visita, o técnico coletou mais lagartas para análise da Embrapa. As amostras foram entregues ao entomologista [especialista em insetos] Crébio José Ávila, um dos pesquisadores da Embrapa que está estudando a Helicoverpa armigera.

– Segundo ele, tem 99% chance de ser a armígera. Na segunda nós coletamos mais 300 lagartas para confirmar através do adulto. Isso demora em torno de 10 dias. Provavelmente no começo da próxima semana teremos o resultado – disse Mignoso.

O técnico da Coamo explicou que as propriedades em que a lagarta foi encontrada ainda não haviam passado dessecante para eliminar a buva antes do plantio. A maioria das lagartas encontradas em Dourados estavam em estágio de desenvolvimento bastante avançado.

A buva é uma planta daninha de entressafra que ocorre nas lavouras de trigo, soja e milho. Ela pode desenvolver resistência a herbicidas como o glifosato.

RURALBR

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *