ÁGUA ABUNDANTE | Chuva beneficia o plantio de arroz

Há cerca de um mês, os produtores de arroz de todo o Estado já estavam perdendo o sono.
Depois de uma safra difícil, em que a estiagem castigou o solo e esvaziou reservatórios de água, as barragens ainda seguiam vazias na maioria dos locais. A chuva que faltava chegou, e agora a perspectiva é de que a área ocupada pelo arroz no próximo verão não diminua muito.
Hoje, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) abre oficialmente o plantio da safra 2012/2013 no Estado. A solenidade ocorre no Centro de Eventos de Restinga Seca. A Federarroz vai apresentar o levantamento hídrico que mostra a capacidade de plantio para esta safra e também fazer pedidos ao governo.
– Agora já é possível plantar 85% da área tradicional de arroz, temos água para isso – afirma o presidente da Federarroz, Renato Rocha.
Tradicionalmente, 1,05 milhão de hectares são ocupados por arroz. Há cerca de um mês, o nível dos açudes permitia que fosse plantada apenas 30% dessa área. Segundo a Federarroz, no mínimo 900 mil hectares devem ser semeados com arroz. A produtividade vai depender do tempo:
– Se o clima contribuir, como apontam as previsões meteorológicas, podemos esperar uma produção na faixa de 7 milhões de toneladas – disse Rocha.
juliana.gelatti@diariosm.com.br

JULIANA GELATTI | DIÁRIO DE SANTA MARIA

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *