Grito da Terra deve reunir oito mil agricultores em Brasília

Tradicional marcha dos produtores rurais ocorre no dia 30 de maio

Letícia Luvison | Brasília (DF)

Wilson Dias

Foto: Wilson Dias / ABR

Expectativa é que trabalhadores sejam recebidos pela presidente Dilma Rousseff no dia 30

A mobilização nacional do Grito da Terra 2012  deve reunircerca de oito mil agricultores na terça, dia 30, em Brasília. A tradicional marcha dos produtores rurais ocorre pela 18ª vez. A expectativa é que os trabalhadores rurais sejam recebidos pela presidente Dilma Rousseff.
Nesta segunda, dia 21, ocorreu uma reunião com a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e integrantes do movimento nos Estados. Eles preparam uma estratégia para se reunir ainda esta semana com os ministros que, de alguma maneira, podem atender à pauta de reivindicações, que reúne mais de 140 pontos, entre eles, melhorias na educação na zona rural.
— Nós queremos negociar os recursos, as taxas de juros, a melhoria dos tetos de financiamento, assistência técnica. A presidente Dilma lançou o Pronacampo e nós queremos negociar agora a implementação dessa política. Temos a questão da Reforma Agrária, da Previdência Social também — afirma o presidente da Contag, Alberto Broch.
Os Estados também esperam soluções para problemas pontuais, como os prejuízos causados pela estiagem no Nordeste.
— Há uma seca muito grande no Piauí, que está afetando todo o conteúdo no Estado, como um todo. Falta assistência técnica para os nossos assentados e trabalhar um pouco a questão da organização da produção — comenta a secretária de Política Agrícola e de Meio Ambiente do Piauí, Francisca de Carvalho.
O movimento espera ser recebido durante esta semana pelos ministérios envolvidos com a pauta de reivindicações. A ideia é avançar nas negociações para obter resultados já no dia da mobilização.

Fonte: Ruralbr | CANAL RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *