Governo lança plano para combater pesca ilegal

BRASÍLIA  -  Para tentar combater a pesca irregular no Brasil, o governo federal lança nesta quarta-feira o Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal. A iniciativa envolverá, entre outras ações, campanhas públicas de esclarecimento, operações de fiscalização e também a entrega de um “selo de pesca legal” aos proprietários de embarcações regulares.

Após o prazo dos quatro meses de campanhas, operações intensivas de fiscalização serão realizadas. Segundo o Ministério da Pesca, a iniciativa é a maior do gênero já realizada na América Latina. O alvo da pesca ilegal são berçários marinhos preservados, reservas ou cardumes de espécie em período de defeso.

Os principais problemas detectados pelo governo e que serão observados na ação são embarcações sem licença, uso de equipamentos proibidos, pesca no período de defeso e até barcos estrangeiros operando ilegalmente nas águas.

O grupo de trabalho responsável será composto pelos Ministérios da Pesca, Meio Ambiente, Defesa, Justiça e Agricultura. Além disso, deve contar com a colaboração dos Estados e municípios.

(Tarso Veloso | Valor)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3362248/governo-lanca-plano-para-combater-pesca-ilegal#ixzz2mbC1bv61

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *