Governo federal investe em pesquisa para aumentar produtividade das lavouras de café

Objetivo é colher pelo menos 50% a mais em cada safra

Divulgação/SXC

Foto: Divulgação/SXC

Governo quer aumentar produtividade das lavouras de café

O governo federal vai investir R$ 12 milhões em pesquisa para aumentar a produtividade das lavouras de café no país. Nos próximos 10 anos, a ideia é colher pelo menos 50% a mais em cada safra. A meta foi discutida nesta quinta, dia 3, em Brasília, em uma reunião entre representantes do setor e do Ministério da Agricultura.
Por ano, o Brasil produz cerca de 44 milhões de sacas de café. O objetivo é aumentar a produtividade das lavouras sem expandir a área plantada. Na próxima década a meta do setor é chegar a 30 sacas por hectare, em vez das 21 colhidas hoje.
— Se pode fazer um trabalho de aumento de produtividade, para tanto, fazer pesquisa, difusão de tecnologia, inclusive nós estamos pensando, como é um programa plurianual, de equipamentos para mecanização de regiões acidentadas — afirma o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles.

— Sem dúvidas vai desenvolver variedades mais resistentes, mais produtivas. Resistentes inclusive ao estresse hídrico que nós sentimos hoje, uma situação climática muito adversa e consequentemente vamos aumentar a produtividade da cafeicultura nacional — diz Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café.

O recurso para a pesquisa faz parte da verba anunciada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional. O valor será aplicado nesta safra.

Fonte: Ruralbr | ANGÉLICA SATTLER | BRASÍLIA (DF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *