Governo federal anuncia medidas destinadas à preservação de áreas verdes

Pacote inclui homologação de terras indígenas e criação de unidades de conservação

Angélica Sattler | Brasília (DF)

Wilson Dias/ABr

Foto: Wilson Dias/ABr

Presidente participou do anúncio nesta terça

O governo federal anunciou nesta terça, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, um pacote de ações destinadas à preservação de áreas verdes.  O pacote inclui a homologação de terras indígenas em nos Estados do Amazonas, Pará e Acre, um plano para fortalecer a saúde nas aldeias e a criação de duas unidades de conservação, uma no Paraná, com mais de 34 mil hectares em região de Mata Atlântica, e outra no Rio Grande do Norte, de 8,5 mil hectares, para preservar a caatinga.
No pacote anunciado pela presidente Dilma Rousseff também foram ampliadas áreas de conservação da Bahia, Ceará e Espírito Santo, que representam mais 2,329 hectares.
— Estamos hoje criando e ampliando unidades de conservação, instrumento que tem se mostrado fundamental para o nosso esforço de preservação ambiental — afirmou a presidente.
Na cerimônia, o governo também comemorou a redução do desmatamento na Amazônia, que registrou o menor índice dos últimos 23 anos.
— Em 1992 o desmatamento era da ordem de 13,6 mil quilômetros quadrados. Nós tivemos um pico expressivo em 2004, de 27 mil quilmetros quadrados e, hoje, com um trabalho feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), consolidamos os dados em 6.418 quilômetros quadrados. É menos da metade de 92 — diz a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Fonte: Ruralbr | CANAL RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *