Governo estadual lança programa para financiamento de silos e armazéns

Meta é atingir 30,7 mil propriedades rurais em 10 anos

Governo estadual lança programa para financiamento de silos e armazéns Tadeu Vilani/Agencia RBS

Outra vantagem do programa é a agilidade no licenciamento ambiental Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

A exemplo do que fez com a irrigação, por meio do Mais Água, Mais Renda, o governo estadual busca agora incentivar a construção de unidades para secagem e armazenagem de grãos dentro das propriedades gaúchas. No domingo, o governador Tarso Genro assinou em Arroio do Tigre o decreto que cria o RS Mais Grãos.
O programa permite o financiamento de silos e armazéns, com 30% do valor subsidiado pelo Estado. Outra vantagem é a agilidade no licenciamento ambiental para áreas com 2 mil metros quadrados (total construído), o que contempla projetos até de médio porte, com capacidade para até 30 mil sacas.
Conforme o secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, já está se negociando uma ampliação dessa área.
A meta é atingir 30,7 mil propriedades rurais em 10 anos. Aberto a todos os produtores, o programa busca atrair a atenção de um público em particular. São os produtores de tabaco, que poderiam utilizar as estufas – mais de 90 mil no Estado –, ociosas na maior parte do ano, para a secagem de grãos. Uma simples adaptação permitiria essa operação.
– Os investimentos para a adaptação são relativamente baixos, entre R$ 5 mil e R$ 10 mil – afirma Fioreze.
No próximo dia 16, a secretaria, Afubra e Sinditabaco, assinam em Venâncio Aires acordo de cooperação técnica para o programa, que inclui treinamento.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *