Governo de Goiás lança programa de qualificação para estudantes do campo

Cursos devem atender 15% do ensino médio do Estado

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

O Sistema Faeg/Senar lançou, nesta semana, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – Pronatec para o campo. O objetivo é qualificar, de forma gratuita, alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino que morem nas áreas urbanas e rurais de Goiás.
Coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, o programa deve atender a 5,1 mil estudantes, 15% dos mais de 33 mil do meio rural que estão cursando o ensino médio. A rede de ensino médio do Estado possui 616escolas, sendo 588 nas cidades e 28 na zona rural. Atualmente 80% dos jovens em idade escolar chegam aoensino médio, segundo Censo Escolar de 2007 do MEC.
Com a iniciativa, o Sistema pretende contribuir para a manutenção dos jovens no campo oferecendo melhores oportunidades de ganhos com a profissão rural e garantindo a sucessão familiar do negócio rural. Os cursos estão disponíveis para 179 municípios goianos contabilizando 343 ações com turmas diferentes.
O Superintendente do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fernando Pereira dos Santos, afirma que os cursos oferecidos serão de curta duração, com carga horária inicial de 160 horas, e terão turmas de até 15 alunos. A ideia é oferecer essa oportunidade para alunos com idade acima de 16 anos. “Os cursos serão oferecidos em nossas unidades, dividido em duas partes: a teórica e a prática, sendo esta, realizada em propriedades rurais.”
O Sistema Faeg/Senar disponibilizou 160 instrutores e ofertou 11 diferentes cursos para os estudantes goianos.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *