Governo busca ampliar ações de incentivo

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, lança hoje um plano para elevar as exportações brasileiras de frutas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas atrás somente de China e Índia. No entanto, ocupa apenas o 23º lugar no ranking dos países que mais exportam, segundo o Ministério da Agricultura.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, o objetivo é estimular o potencial do segmento, principalmente no mercado externo, por meio de planejamento e metas de médio e longo prazo, articuladas junto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Abrafrutas, entidade que representa os produtores do setor.

"Primeiramente, a gente identifica os problemas, discute quais as soluções, e depois estabelecemos prazo para que os problemas sejam resolvidos", disse Novacki. "Mas o potencial é muito grande", acrescentou.

Em 2017, as vendas externas de frutas do Brasil cresceram 11,1% em relação ao ano anterior, para US$ 947 milhões. Já em volume, as exportações somaram 878 mil toneladas em 2017, resultado 7,8% superior ao registrado em 2016. Apesar de crescentes, os embarques representam apenas 2,5% do que o Brasil produz, segundo o Ministério da Agricultura.

Como anunciou que permanecerá à frente da Pasta até o fim do governo, Blairo também pretende anunciar ao longo do ano pelo menos mais dois planos para fomentar as exportações: um voltado para a cadeia do feijão, e o outro para a pecuária de leite.

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *