Governo apresenta medidas para fortalecer setor produtivo da mandioca

Uma das ações será o Festival Sabor Mandioca, em que bares e restaurantes apresentarão pratos feitos com a raiz

Mauro Vieira

Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Campanha da mandioca vai valorizar aspectos sociais, econômicos, ambientais e históricos para consolidar a produção agrícola e industrial

O projeto de campanha de valorização da mandioca foi apresentado aos participantes da Câmara Setorial da cadeia produtiva da raiz na última semana em Brasília. De acordo com o representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Eloísio Barbosa Lopes, a promoção da mandioca no mercado nacional será feito por intermédio do Festival Sabor Mandioca 2013, em que os bares e restaurantes poderão apresentar diversos pratos de um alimento tradicional.

– A cadeia produtiva da mandioca enfrenta uma das mais sérias crises, especialmente no Nordeste, por causa da estiagem. Isso exige a adoção de medidas de fortalecimento do setor. É oportuno aproveitar a visibilidade do Brasil por causa dos grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, para difundir alimentos tipicamente brasileiros – aponta Lopes.

A campanha da mandioca vai valorizar além dos atributos culinários e nutricionais, aspectos sociais, econômicos, ambientais e históricos para consolidar a produção agrícola e industrial. Cerca de dois milhões de agricultores familiares brasileiros vivem da produção da maniva.

Os organizadores do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que ocorre de 21 a 26 de outubro, em Salvador, apresentarão palestras e montarão um estande da campanha de valorização da raiz. Está previsto, para o dia 15 de junho, a publicação trilíngue de um Guia Internacional Sabor Mandioca, em Brasília. A obra contará com 48 pratos e aproveitará também a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *