Governo analisa aumento da adição de biodiesel ao diesel, diz Lobão

Mistura é de 5%, mas setor avalia que é possível parcela maior

por Globo Rural On-line, com informações da Agência Brasil

   Divulgação

Setor de biodiesel reclama que tem capacidade para produzir mais do que o voluem atualmente demandado nos leilões do governo defederal (Foto: Divulgação)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta quarta-feira (30/10) que já enviou ao Palácio do Planalto uma proposta de aumento do índice de biodiesel ao diesel. A proposta, segundo ele, está sendo analisada pelo governo.
Atualmente, o percentual é 5%. O Rio Grande do Sul é responsável por 35% a 40% da produção nacional de biodiesel, sendo que a maior parte está concentrada no norte gaúcho.
O aumento da mistura é uma reivindicação do próprio setor, que afirma ter uma capacidade de produção bem maior do que a demandada com a adição de 5%. O programa brasileiro de biodiesel ainda depende, basicamente dos leilões realizados pelo próprio governo federal para o abastecimento do mercado.
O mais recente foi realizado no início deste mês para garantir a oferta do biocombustível nos meses de novembro e dezembro deste ano. As distribuidoras compraram 521,5 milhões de litros. O valor superou R$ 1 bilhão.
Além da capacidade produtiva, um dos argumentos do setor para reivindicar aumento da mistura é ambiental. Segundo dados da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, a adição de 5% do combustível no diesel convencional evitou a emissão de 5,2 milhões de toneladas de gases de efeito estufa medidos em CO2 equivalente.
A instituição projeta que a redução de emissões chegaria a 6,2 milhões de toneladas com a mistura de 6% e a 7,3 milhões no caso se diesel com 7% de biodiesel.
Se a mistura chegasse a 10%, representaria uma redução de 10,4 milhões de toneladas de CO2 equivalente esse chegasse a 20% de biodisel no combustível convencional, representaria deixar de emitir 20,8 milhões de toneladas.
“Cada percentual a mais de biodiesel mandatório, no Brasil, é equivalente ao plantio de cerca de 7,2 milhões de árvores”, informa a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), em comunicado em reunindo os dados da Câmara Setorial.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *