‘Globo Rural’ aborda a relação entre agricultura e aquecimento global

Reportagem visita Centro de Energia Nuclear na Agricultura, em Piracicaba.
Programa mostra como o Brasil avança na compensação de carbono.

Com a aproximação da 21ª Conferência do Clima (COP-21), que será realizada nos próximos dias em Paris, na França, o "Globo Rural" deste domingo (29), traz uma reportagem especial sobre a relação da agricultura com o aquecimento global no Brasil.

Em Piracicaba, no interior de São Paulo, Nélson Araújo visita o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e aborda a problemática da emissão de gás carbônico para o ambiente, um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

Além disso, o programa mostra como o Brasil avança na compensação do sequestro de carbono – absorção de grandes quantidades de gás carbônico presente na atmosfera – com auxílio de culturas da agricultura.

O país está em busca do equilíbrio entre a produção do gás carbono, emitido pela digestão da pecuária, e o “sequestro”, a partir do consumo dessa substância para a fotossíntese das plantações. Medidas como a mudança no sistema de adubação em uma plantação de café, no município de Cabo Verde (MG), são algumas das iniciativas da agropecuária brasileira para a redução do aquecimento global.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.Consulte a programação atualizada.

Do Globo Rural

Fonte : Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *