Gestão feminina abre ciclo de palestras sobre cooperativismo na Expointer

Na ocasião, foi debatido mecanismos para ampliar a inclusão feminina em cargos de gestão

O Sistema Ocergs/Sescoop/RS estreou na Expointer Digital com a palestra “As mulheres no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias”, transmitida hoje pela plataforma online do evento no canal 1. O objetivo foi avaliar a integração das mulheres em cargos de gestão no cenário atual cooperativista e identificar mecanismos para ampliar a inclusão feminina nessas tarefas. Participaram do evento cinco gestoras de cooperativas gaúchas, sendo três embaixadoras nomeadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que foi conduzido pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, e teve a presença do presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Vergílio Perius.

Um dos temas discutidos foi a limitação por cotas (30%) das mulheres às vagas de diretoria determinada pelo estatuto de algumas cooperativas brasileiras. Perius disse que em torno de 10% das cooperativas do país definem essa restrição, a qual ele discorda. “A mulher deve conseguir negociar a sua participação pela sua capacidade indiscutível e não por uma concessão”, destaca. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 444 cooperativas gaúchas associadas, sendo 30 geridas por mulheres. “A mulher agrega a parte emocional, sentimental ao trabalho, o que é fundamental”, explica.

Uma das embaixadoras, a presidente da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), Imanjara Marques de Paula, afirma que a principal missão do cooperativismo “é promover uma sociedade justa, igualitária e inclusiva também para mulheres”. A diretora do Sistema Ocergs/Sescoop/RS e presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS (Fetrabalho/RS), Margaret da Cunha, disse que a atuação mais expressiva das mulheres como gestoras ainda é um caminho longo a ser percorrido e que “sonha em ver a OCB gerida por uma mulher”.

O ciclo de atividades do Sistema Ocergs/Sescoop/RS vai até sexta-feira (02/10).

Por Taís Teixeira

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *