Gestão ambiental e territorial – Chefe-geral participa de evento da Revista Globo Rural sobre logística e agronegócios

Flávia Fiorini/Embrapa - Durante o 4º Fórum Caminhos da Safra, Evaristo de Miranda apresentou dados sobre a macrologística da agropecuária.

Foto: Flávia Fiorini/Embrapa

Durante o 4º Fórum Caminhos da Safra, Evaristo de Miranda apresentou dados sobre a macrologística da agropecuária.

No dia 15 de setembro, a revista Globo Rural promoveu o 4º Fórum Caminhos da Safra, evento de encerramento do projeto de mesmo nome que busca, por meio de reportagens, verificar in loco o estado das rodovias, ferrovias, hidrovias e portos por onde é escoada a produção de grãos no Brasil.

Para o fórum, a editoria da revista convidou especialistas da área de agronegócios e logística, entre eles o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, para discutir os gargalos do setor e os cenários para os próximos anos. Miranda apresentou dados sobre a macrologística da agropecuária e o desenvolvimento do Sistema de Gestão Territorial da Macrologística, que terá entre suas funcionalidades o monitoramento do uso das terras, a quantificação da demanda de insumos em bases territoriais, o monitoramento da armazenagem e das "bacias logísticas de captação" da produção, além de modelos sobre o escoamento da safra até os portos. Miranda destacou, ainda, a necessidade de aprimorar instrumentos que auxiliem o planejamento da logística do agro no país, considerado o crescimento nos volumes das safras ano a ano.

Participaram também do debate, mediado pelo jornalista Bruno Blecher, Luis Antonio Fayet, consultor de logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luís Carlos Correia, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Fabrício Strassburguer, gerente-executivo da Associação Novo Paraná e sócio da CCR Transportes, e Luiz Claudio Santos, porta-voz do Tegram, Terminal de Grãos do Maranhão, e diretor de logística da Cantagalo Trading.

Flávia Bussaglia Fiorini (Conrerp nº 3425 – 2ª região)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Fonte : Embrapa