FUNRURAL é Crédito Rural em pauta no Congresso!

O governo federal está preparando um conjunto de ações para disponibilizar crédito aos produtores rurais. As novidades foram divulgadas nesta terça-feira, dia 9, após reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A expectativa é que no Plano Safra 2019/2020 sejam disponibilizados R$ 1 bilhão para subvenção ao prêmio do seguro rural — mais do que o dobro do atual orçamento para o setor. “Dos 80 milhões de hectares da safra brasileira de grãos, menos de 7% estão protegidos”, afirma o deputado federal Zé Silva (SD-MG).

Também como parte do programa, o governo deve disponibilizar até R$ 13 bilhões em equalização de juros, montante que assegura taxas próximas a Selic (taxa básica de juros da economia), algo em torno de 6,5%.

Os parlamentares também prometem uma medida provisória, nos próximos dias, para a criação de um Fundo de Aval Solidário (FAS). A ideia é regulamentar grupos de produtores rurais endividados, em que um seria avalista do outro. O processo teria participação também da indústria e do governo.

O advogado Ricardo Alfonsin, especialista em questões envolvendo dívidas agrícolas, semanalmente, grava um comentário exclusivo para os internautas do portal CanalRural. Em vídeo, o especialista traduz e analisa temas pertinentes ao mundo do agronegócio, auxiliando o produtor rural, esclarecendo dúvidas jurídicas dos telespectadores e internautas e respondendo perguntas sobre Plano Collor, dívidas bancárias, Código Florestal, Funrural e outros.