Fungo prejudica lavouras de arroz e preocupa produtores do RS

Fungo provoca queda na produtividade, que pode chegar a 80%.
Altas temperaturas e umidade podem ter intensificado o problema.

Do Globo Rural

Agricultores gaúchos estão preocupados com a situação das lavouras de arroz. Muitas estão sofrendo com a infestação de um fungo causador de uma doença chamada brusone.

A doença é uma das que mais preocupam, já que traz grandes prejuízos aos produtores de arroz. O fungo se espalha facilmente pelas lavouras e pode provocar queda na produtividade de até 80%.

Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, as altas temperaturas e a umidade podem ter intensificado o problema. Em uma lavoura no interior deBarra do Quaraí foram plantados mil hectares de arroz. A doença atacou 30% da plantação e, para amenizar as perdas, a aplicação de fungicidas foi intensificada.

De acordo com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) é preciso fazer o planejamento das lavouras para prevenir o ataque do fungo.

"Geralmente este fungo aparece nas lavouras de arroz por dois motivos. Primeiro pelo uso de materiais que não têm resistência a essa raça de fungo. E segundo por problemas no manejo agronômico da lavoura, ou seja, um desequilíbrio nutricional ou erro nas práticas, como atraso de irrigação", explica Gustavo Hernandez, engenheiro agrônomo do Irga.

Apesar do aumento dos casos de brusone no estado, o Irga estima uma produção de 8 milhões de toneladas, mesma quantidade colhida na safra passada.

Fonte: G1