Fumicultor cobra revogação de MP

Representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) estarão em Boqueirão do Leão, amanhã, para cobrar empenho do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, pela revogação da MP 4.107/12. O texto restringe o acesso de fumicultores ao Pronaf através de percentuais de diversificação escalonados por safra. Os fumicultores querem que Pepe Vargas pressione o Ministério da Fazenda, responsável pela negociação da revogação junto ao Banco Central.
O MDA informou que, apesar de ter solicitado a revogação de maneira informal à Fazenda, o pedido oficial está sendo formulado e deve ser entregue até a semana que vem. A expectativa é que o assunto entre em pauta na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional no fim do mês.
Conforme o presidente da Afubra, Benício Werner, este ano, o escalonamento ainda não traria grande prejuízo, já que a área de diversificação em 2012 deve ficar em 25%, apenas cinco pontos percentuais a mais do que a exigência antiga. O problema está nos próximos anos. Com a MP em vigor até o ciclo 2014/2015, o produtor precisará ter 45% de área diversificada, o que, segundo a Fetag, excluiria 50% das 93 mil famílias gaúchas produtoras de fumo do Pronaf.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *