Frigorífico da JBS em Passo Fundo poderá reabrir

Decisão atende a recurso feito pela empresa ao Superior Tribunal do Trabalho (TST)

Em novo capítulo da disputa travada no Judiciário, a JBS obteve decisão favorável para a retomada da operação na unidade de Passo Fundo, no norte do Estado. Em recurso feito ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), conseguiu efeito suspensivo à decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que mantinha a interdição solicitada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). Em nota, a indústria apenas confirma a liberação, sem detalhar a partir de quando. Segundo o diretor-executivo, José Antônio Ribas Junior, o retorno está marcado para quarta-feira (20).

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) avalia como positiva a reabertura, que se soma ao funcionamento parcial autorizado após acordo judicial da BRF e da Minuano, em Lajeado, no Vale do Taquari.

— As indústrias estão adotando protocolos, incrementando as ações e nos resultados das negociações, foram solicitadas medidas a essas empresas — observa José Eduardo dos Santos, diretor-executivo da entidade.

A Asgav e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) vinham manifestando preocupação com o risco de desabastecimento por conta do fechamento das unidades. E com impacto ambiental dos descartes de animais.

Com previsão de realizar nesta segunda o abate emergencial de 100 mil aves, a BRF informou, por meio de nota que, com a retomada, a ação deverá ser feita na fábrica nesta semana. O procedimento terá controle do Ministério da Agricultura, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A liberação da unidade gaúcha saiu no mesmo dia em que planta da JBS, em Ipumirim (SC) foi interditada. A medida veio após fiscalização do MPT local, que apontou irregularidades.

Fonte: Zero Hora

18/05/2020 – 21h17minAtualizada em 18/05/2020 – 21h50min

GISELE LOEBLEIN

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *