Fraudes no azeite de oliva

RIGO VINHEDOS/DIVULGAÇÃO/JC
O Estado já tem olivais como os da Rigo, em Dom Pedrito
O Estado já tem olivais como os da Rigo, em Dom Pedrito

Um tema recorrente nesta coluna é o do azeite de oliva, não só porque o Rio Grande do Sul está desenvolvendo o plantio de oliveiras que poderá transformá-lo num grande produtor de azeitonas e azeites, mas também por duvidar da qualidade de muitos azeites importados colocados no mercado brasileiro. A Proteste, associação de consumidores, mandou realizar testes em 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro – Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real – não podem nem ser considerados azeites, e sim uma  mistura de óleos refinados. Pesquisa semelhante, feita no Uruguai, constatou que nenhum dos produtos examinados era azeite de oliva puro. Aqui, menos da metade dos 19 examinados, apenas oito, apresentaram qualidade extravirgem, um deles, o gaúcho Olivas do Sul, seguido por Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor e Qualitá. Os outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com azeites, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor. Na definição clássica, azeite extravirgem não pode passar de 0,8% de acidez em ácido oleico e não pode ter nenhum defeito (são vários) apontado pelo Conselho Oleícula Internacional. O chamado virgem tem acidez máxima de 2%. A Proteste diz ter procurado os produtores para explicações, mas não foi atendida. O Ministério da Agricultura e a Anvisa, responsáveis pela fiscalização, devem se manifestar.
Biotecnologia
A gaúcha Millenniun Tecnologia Ambiental acertou mais uma exportação de seu produto carro-chefe, o biorremediador Enzilimp. O produto, já conhecido na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, passará a ser utilizado também no Equador em sistemas de saneamento básico e estações de tratamento. Sua fórmula resulta da ação combinada de uma seleção de bactérias benéficas de origem absolutamente natural, que se encontram no solo e na água e fazem parte do processo de biodegradação dos compostos orgânicos poluentes.
Tarifa do bem
A CI, empresa de intercâmbio, e a companhia aérea Lufthansa lançaram a Tarifa Humanitária. Os intercambistas que forem para a Ásia fazer o programa de trabalho voluntário pagarão menos da metade do valor do voo de ida e volta. A tarifa é válida para emissão e embarque até 30 de junho de 2014 para os destinos Índia e Nepal. Os voluntários trabalharão em orfanatos, assistência aos professores em escolas públicas, atividades de autoestima para mulheres, cuidado de crianças órfãs e deficientes mentais, e treinamento para o uso de computadores e aulas de inglês.
Energia elétrica
Neste momento, a situação das hidrelétricas brasileiras é a seguinte, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, quanto à quantidade de água nos reservatórios: menos de 25%, no Nordeste; 44%, no Sudeste/Centro-Oeste; 35%, no Norte; e 91%, no Sul. Por isso, o Nordeste vem sofrendo contínuos “apagões”.
Intral
A Intral, fabricante de soluções em iluminação, está investindo R$ 5 milhões na renovação do seu parque fabril em Caxias do Sul. Além de substituir toda a sua iluminação fluorescente por LED, está investindo em nova tecnologia para a fabricação de placas e módulos desse material.
Pêssego
Quando começa a safra do pêssego, todo mundo lembra da zona Sul do Estado. O pêssego em calda já foi importante na economia dos municípios de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão. Em 1980, havia 52 indústrias. Hoje, são apena 11.
O Dia

  • Em alusão à Semana Global do Empreendedorismo, a Estácio (Fargs) realizará palestras, painéis e outras atividades na Arena do Grêmio, com o coronel Paulo Amêndola, fundador do Bope do Rio, o músico Thedy Correa, da banda Nenhum de Nós, e João Henrique Areias, diretor de Marketing da Arena Porto-Alegrense e ex-presidente do Flamengo. 
  • A infestação de javalis nos campos da Campanha e da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, onde se tornou uma praga para lavouras e criações, vai ser discutida, em Santana do Livramento, no II Encontro Regional da Farsul, por líderes rurais de São Gabriel, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista. O coordenador da Regional II e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, quer que o governo autorize medidas urgentes de controle da praga.
  • Representantes de pelo menos 12 países confirmaram presença na Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que se iniciará em Gramado, lançando as coleções para o outono e inverno de 2014. Até dia 20.
  • Abertura da sede própria do IET, sala 110 do Tecnopuc, com palestra de Cristiano Carvalho sobre teoria da decisão tributária, às 9h30min.
  • A Câmara Municipal de Porto Alegre promoverá, às 14h, o III Colóquio de Direito Ambiental e Lançamento do Livro: Política Nacional de Resíduos Sólidos — Implicações Legais e Gerenciais, da Associação TodaVida e do Instituto Ideia, com patrocínio de Trigueiro Fontes Advogados e apoio de CIEE e Faccentro.
  • O aumento de tributação no ISS será um dos temas da reunião da Aseespro-RS, às 18h30min, no Tecnopuc, avenida Ipiranga, 6.681, prédio 96C, sala 208.
  • Abertura da Semana da Comunicação 2013, da ARP, às 19h, no 4º andar do Hotel Sheraton.
  • Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração da Gerdau, falará sobre sua trajetória empresarial, às 19h30min, na sede da ADVB-RS.
  • Inauguração oficial do restaurante de Floriano Spiess, às 20h, na praça Japão, 155.

 

Fonte: Jornal do Comércio | Danilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br Painel Econômico | Coluna publicada em 18/11/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *