Fraude e desconformidade

O Sindicato da Indústria do Leite (Sindilat-RS) é favorável ao cancelamento de inscrição estadual de contribuinte do ICMS para quem fraudar o leite, como prevê a Lei 14.489, promulgada pela Assembleia Legislativa gaúcha, no final de março, mas entende que a lei precisa sofrer uma pequena, mas imprescindível, alteração. O texto não fala em fraude do leite e sim em “desconformidade” — termo usado pelos técnicos para classificar o produto fora do padrão fisiológico (muito ácido, por exemplo) e não necessariamente fraudado. “Como a matéria-prima é orgânica, viva, perecível, necessitando de cuidados para manter a integridade, a ocorrência de desconformidade é uma possibilidade e nada tem a ver com fraude”, dizem os dirigentes do sindicato. Essa confusão, na execução da lei, poderá ser fonte de injustiça e prejuízo à indústria e produtores. Os deputados podem fazer alteração do texto, adotando a expressão fraude em vez de desconformidade, garantindo a eficácia da norma. A indústria também alerta que o leite pode estar em desconformidade para um tipo de utilização e apto para outro, pode não servir para o envase em caixa UHT, mas estar adequado à fabricação de queijo, por exemplo, sem prejuízos à saúde.

Toniolo, Busnello

A Toniolo, Busnello S.A. foi contratada pela canadense Yamana para a extração de minério em Santaluz, na Bahia. Com duração de quatro anos, a operação, em regime de 24 horas, totalizará 1,850 milhão de toneladas de rocha mensais, equivalendo a 1,1 milhão de metros cúbicos/mês. Para atender o contrato, a empresa importou uma frota de 30 caminhões Mercedes Benz extra-pesados com capacidade para 40 toneladas e seis escavadeiras de grande porte com capacidade de 74 toneladas. O contrato consolida a posição da gaúcha Toniolo, Busnello como uma das principais empresas da construção pesada, com atuação em 11 estados do Brasil.

Cesa Rio Grande

O presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Marcio Pilger, respondeu afirmação do presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Interior do RS, SC, PR e MS, Fernando Becker, publicada, ontem, na coluna. Disse que seu terminal, no Porto do Rio Grande, não contempla o recebimento de barcaças, porque é exclusivo para arroz. Anunciou para breve novo sistema de embarque em função da obra de ampliação do cais comercial do Porto Novo, que receberá barcaças, com correias que levarão os produtos estocados nos silos até os navios nacionais ou estrangeiros. “Atualmente, há suporte para descargas de barcaças com transbordo direto entre esta e o navio, inclusive, diminuindo custos de operação”, garantiu. A Cesa já investiu aproximadamente R$ 2 milhões no terminal, com a instalação de balanças novas de fluxo (para expedição) e rodoviária, além do tombador para descarga de caminhões (equipamento que substitui a retirada manual de grãos dos caminhões por um sistema mecânico). O Alfandegamento da Unidade está em processo de licitação, agendada para o dia 19 de maio.

Senac-RS pesquisa

O Senac-RS vai fazer, hoje, uma pesquisa de rua na Esquina Democrática e no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Vai perguntar aos transeuntes “Qual a melhor jogada da sua vida?” O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre suas escolhas nas áreas de educação, trabalho e família. Será uma atividade da 9ª Feira de Oportunidades, que reunirá mais de 100 mil gaúchos através de palestras, oficinas e workshops em todas as unidades Senac do Rio Grande do Sul.

Paradas

O que foi feito pelo Grupo Randon, em Caxias do Sul, e que está sendo analisado por várias outras indústrias do setor metalmecânico do Rio Grande do Sul, mostra claramente quão ruim é a situação da economia brasileira, dependente do projeto de consumo criado com base na venda de automóveis. A Randon deu férias para mais de 95% dos trabalhadores de suas fábricas, em Caxias do Sul, por falta de encomendas para o setor automotivo que não consegue vender seus produtos e está com os pátios cheios. O presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica, Gilberto Porcello Petry, já havia alertado sobre a queda de encomendas em torno de 25%.

O Dia

  • A Braskem realizará, às 10h30min, entrevista coletiva on-line sobre os resultados no primeiro trimestre. Participação do presidente Carlos Fadigas, e dos vice-presidentes Mário Augusto da Silva e Marcelo Lyra.
  • Cerca de 40 jovens de 17 estados estarão reunidos, hoje e amanhã, no Centro de Eventos do CIEE, para trocarem experiências sobre empreendedorismo durante o Programa de Desenvolvimento e Capacitação do Nexa – PDCN.
  • O Centro Clínico Gaúcho iniciou nova campanha institucional, produzida pela Agência AMA, com o slogan A vida da sua empresa passa pela saúde de seus funcionários.
  • A Associação Brasileira de Proteína Animal, Fiergs, Sipargs e Sips realizarão almoço para apresentação desta nova entidade que congrega as cadeias produtivas de aves, ovos e suínos de todo o País. Às 11h, na Fiergs. Falarão o presidente Francisco Turra e os vices Ricardo Santin e Rui Vargas.
  • Os 45 anos do CIEE serão o tema do almoço da ADCE, às 12h, no Salão de Eventos da Igreja da Pompéia.
  • Hoje e amanhã, no Hotel Sheraton, o 2º Congresso dos Advogados Trabalhistas de Empresas-RS. Começará às 13h.
  • Será na tarde desta quinta-feira, em Livramento, o leilão Angus Querência 2014, às 14h, no Sindicato Rural. Ofertará 740 reprodutores.
  • O economista francês Gérard Duménil falará sobre a crise do neoliberalismo, às 14h30min, na FEE (rua Duque de Caxias, 1691), com lançamento de livro com o mesmo título.
  • A Estácio (Fargs) inaugurará, às 17h, na unidade Centro de Porto Alegre (rua Marechal Floriano Peixoto, 626) o Espaço Estágio Emprego, com vagas de estágio e emprego.
  • Inauguração da 17ª loja da Yang Modeladores, de Caxias do Sul, em Gramado, às 16h, na avenida Borges de Medeiros, 2.222, sala 2.
  • Field – dicionário de expressões do futebol, com 900 termos populares do esporte no Brasil, será lançado, às 17h, na Unisinos (Auditório Pedro Pinto). Poderá ser acessado pelo website www.dicionariofield.com.br.
  • Comemoração dos 80 anos do Sindarroz e 20 anos do Arroz Amigo, lançamento da Fenarroz e da Expohotesul, com uma série de homenagens, inclusive ao colunista, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, às 19h.
  • A Associação Comercial, Industrial e de Serviços e a prefeitura de Tapejara lançarão a 8ª ExpoTapejara, às 19h30min, no Clube Comercial da cidade. A feira será de 8 a 10 de agosto de 2014.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *