FIM DE SEMANA – Rio Grande do Sul só terá trégua das chuvas no domingo para colher a soja

O Centro-Oeste também tem previsão de tempo seco, mas será breve. Confira como será o clima em todas as regiões do país no fim de semana e o destaque para 15 dias para alguns municípios

colheita da sojaFoto: RR Rufino/ Embrapa

A colheita da soja avança rápido no país, mas muitos estados ainda estão esperando a trégua das chuvas para terminar os trabalhos. No Paraná, por exemplo, a região de Ivaiporã colheu apenas 20%, enquanto Salto de Jacuí, no Rio Grande do Sul começou recentemente a retirada da soja do campo.

SUL

A região Sul deve registrar bons volumes de chuvas entre sexta e sábado, atrapalhando a colheita da soja. Já no domingo a perspectiva é de tempo firme em praticamente todo do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. A brecha no clima não dura muito e a partir de segunda-feira, dia 11 as precipitações retornam para a região. Os produtores do Rio Grande do Sul, que colheram apenas 8% da área estimada, estão atentos as janelas de tempo seco para avançar nos trabalhos. Abaixo destacamos alguns municípios que ainda dependem do tempo seco para terminar de colher o grão:

SUDESTE

Nesta sexta-feira as chuvas ficam concentradas em São Paulo e oeste de Minas Gerais. No sábado as precipitações avançam por quase todo o estado mineiro e se mantém em São Paulo, com volumes não tão grandes (inferiores a 10 mm). No domingo pouca coisa muda, com chuvas generalizadas em toda a região Sudeste.

CENTRO-OESTE

Boa parte de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso devem registrar tempo firme nesta sexta. Entretanto no sábado as chuvas serão generalizadas para toda a região Centro-Oeste, com alguns municípios chegando a registrar até 18 milímetros de precipitações. No domingo as instabilidades permanecem sobre toda a região, mas com baixos volumes acumulados.

NORDESTE

Tanto a Bahia e a parte sul do Piauí seguem com tempo firme na sexta-feira, enquanto o Maranhão tem a perspectiva de receber volumes de até 10 milímetros acumulados. A condição não muda tanto para os sojicultores baianos no sábado, mas as precipitações ficam generalizadas em todo o Piauí e Maranhão. No domingo o cenário de sábado se repete.

NORTE

Sexta-feira terá chuvas pontuais em todos os estados, intercalando com o tempo seco e altas temperaturas. Já no sábado e no domingo a condição muda e a previsão é de chuvas moderadas para todos os estados.

Por Canal Rural

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!