Fila de caminhões no Porto de Santos (SP) chega a 18 quilômetros

Excesso de veículos no embarque de grãos obrigou a guarda do porto a adotar uma operação de emergência

Fabrizio Motta

Foto: Fabrizio Motta / Agencia RBS

Segundo autoridades, houve uma demanda não solicitada anteriormente para o embarque de grãos

O excesso de caminhões no embarque principalmente de grãos obrigou a guarda do Porto de Santos, no litoral paulista, a adotar uma operação de emergência para acomodar caminhões nas vias de acesso aos terminais. Segundo a assessoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo, "uma demanda não solicitada anteriormente" para o embarque de grãos na margem direita do porto, em Santos, gerou um movimento de veículos acima do esperado. Com isso, os caminhões são orientados a estacionar na via Augusto Barata e ainda nas proximidades da Capitania dos Portos, região sob a administração da autoridade portuária.
No entanto, na margem esquerda, com acesso ao terminal do Guarujá (SP), onde ficam grandes terminais exportadores das tradings, o acesso é feito diretamente pela rodovia Cônego Domênico Rangoni e pelo seu prolongamento, cuja administração é da Ecovias. O excesso de caminhões causava desde o início da manhã desta quinta um congestionamento de 18 quilômetros em pontos da rodovia, segundo informações da concessionária.
Nesta quinta, dia  7, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ratificaram que a safra brasileira de grãos será recorde em 2012/2013, com previsões de183,58 milhões e 183,4 milhões de toneladas, respectivamente.

Agência Estado

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *