Fiergs realiza feira de energia renovável em Porto Alegre neste ano

Potencial de crescimento do setor na América do Sul atraiu à Capital a Renex South America, de 27 a 29 de novembro, na Fiergs

Luiz Guimarães, de Hannover, Alemanha

Faltavam pequenos ajustes. As negociações vinham sendo feitas há mais de um ano, mas só foram concluídas no início da tarde de ontem, em Hannover, na Alemanha, em meio a Cebit, a maior feira de tecnologia da informação do mundo. Passava pouco do meio dia quando, em encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande de Sul (Fiergs), José Heitor Müller, Andreas Gruchow, integrante do conselho da Deutsche Messe AG, batia o martelo: Porto Alegre será sede, em novembro, da segunda feira do grupo alemão no Estado, só que não exatamente no segmento de tecnologia da informação. Será uma feira voltada para um setor que não para de crescer no Brasil, e, particularmente, no Rio Grande do Sul, o da energia renovável.
A Renex South America que a Deutsch Messe traz para Porto Alegre só existe na própria Alemanha, como segmento integrado à Feira de Hannover, e na Turquia.  Com isso, a organizadora global de feiras amplia seu portfólio de negócios no Brasil, onde, pelo terceiro ano consecutivo, realiza a Business IT South America (BITS), que em 2013 ocorrerá em maio. “Com a Renex, estamos expandindo nosso engajamento em feiras na América do Sul”, sinaliza Gruchow. O evento já tem data, será realizado de 27 a 29 de novembro deste ano, no Centro de Eventos da Fiergs.
“A parceria da Fiergs com a Deutsch Messe vem desde 2006, quando o Rio Grande do Sul enfrentou o assédio de outros estados brasileiros para conquistar a BITS. Agora, com a Renex, a parceria se consolida”, destacou Müller.  O evento abrange temas em crescimento chinês no Brasil e no mundo, como energia eólica, sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. Além disso, serão apresentadas na mostra soluções de tratamento e de utilização de biomassa, biogás e biocombustíveis. “O potencial de uso da energia renovável na América do Sul é imenso”, comemora o presidente da Fiergs. O governo federal colocou em seu plano de infraestrutura de longo prazo cerca de U$ 63 bilhões em investimentos até 2020 para a expansão da energia renovável, o que elevará a demanda por produtos nacionais e internacionais. “Com a Renex, ofereceremos à indústria uma plataforma para apresentar as últimas tecnologias e soluções”, reforça Gruschow.
Os parceiros da Renex South America são a Associação Brasileira de Energia (Abeeólica), a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), a Associação Federativa Alemã de Energia Eólica (BWE) e a Fiergs. A mostra abre para o Brasil um leque de oportunidades de negócios, que, até então, não era oferecido na América do Sul neste formato.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *