FENASUL E EXPOLEITE

Queda de 32% nas inscrições

Os portões da 37 Expoleite e da 10 Fenasul se abrem a partir das 6h de hoje para receber as estrelas, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Foram inscritos 1.350 animais de pequeno e grande portes para o evento, que vai de 14 a 18 deste mês. O número representa recuo em relação a 2013, quando foram 1.990 inscrições. A queda, generalizada, é motivada por custo, dificuldade de mão de obra e coincidência de calendário com outras exposições.

Hoje e amanhã, a inspeção sanitária será feita por seis veterinários da Secretaria da Agricultura (Seapa), garantia de segurança. O chefe do serviço de exposições e feiras da Seapa, Honório Franco, reforça que o produtor não pode esquecer documentos como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e comprovação de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos. Atestados de exames negativos de brucelose e tuberculose também serão cobrados.

Para o público produtor, a grande novidade será a feira de novilhas prenhas. ‘Ideal para quem quer aumentar a produção rapidamente’, diz o vice-presidente da Gadolando, José Japur. ‘Outra novidade é a oferta de maquinário específico do setor, como ordenhadeiras e resfriadores de leite.’ Pelo segundo ano, a Fenasul é realizada após a realização da quinta etapa da Operação Leite Compen$ado, do Ministério Público, que apura fraudes na matéria-prima. Na semana passada foi deflagrada ofensiva em indústrias no Vale do Taquari. Quatro suspeitos foram presos. Contudo, os organizadores da feira acreditam que o maior prejuízo recai sobre a imagem do produto e não sobre os produtores que cumprem uma série de regras para ofertar o leite com qualidade. A abertura oficial será no dia 14, em almoço reunindo autoridades e organizadores. O governador Tarso Genro é esperado.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *