Feira da Agricultura Familiar reúne 184 estandes na Expointer 2013

No espaço é possível conhecer o programa Mais Alimentos, que financia equipamentos para agricultores familiares em condições facilitadas e juros abaixo do mercado

MDA Divulgação

Foto: MDA Divulgação

Espaço da agricultura familiar costuma ser um dos mais visitados

Desde 1998, a Expointer abriu as portas para a agricultura familiar e hoje a Feira da Agricultura Familiar é um dos espaços mais frequentados do evento. O espaço é uma vitrine para os produtos do da produção familiar e ainda permite que o agricultor faça negócios e tenha contato com as políticas públicas para o fortalecimento e o crescimento do setor. Este ano, o pavilhão da agricultura familiar expõe a produção de mais de nove mil famílias gaúchas.

O espaço de 3,5 mil metros quadrados tem 184 estandes que permitem não apenas a comercialização, como a comunicação com o público e a chance de negócios futuros, como explica a delegada adjunta do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Dalva Schreiner.

– Fazer o contato direto entre o produtor e o consumidor possibilita que ambos se conheçam. É muito mais prazeroso consumir um produto que você sabe que é de qualidade e a forma de produção – pontua.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, destaca que o espaço é importante para o desenvolvimento de negócios para estes agricultores.

– É importante divulgar essa variedade, apresentar as marcas dos produtos da agricultura familiar dentro da Expointer. Assim, esse processo de produzir, agregar valor e comercializar vai se consolidando a cada ano – diz Pavan.

Na última edição da feira, estima-se que 70% do público da Expointer tenha passado pelo pavilhão da agricultura familiar – aproximadamente 325 mil pessoas –, o que movimentou mais de R$ 1,25 milhão.

Mais alimentos

Também muito procurado é o estande do Mais Alimentos, programa do Governo Federal que hoje é um dos grandes responsáveis pela chegada de inovações tecnológicas às unidades familiares. O programa financia equipamentos para agricultores familiares em condições facilitadas e juros abaixo dos praticados pelo mercado. Este ano o espaço traz mais equipamentos expostos e tem uma equipe preparada para ajudar na elaboração de propostas de compra.

>> Confira a cobertura completa da Expointer 2013

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *