FAZENDA SUSTENTÁVEL – Fazenda Sustentável: quem pode participar

Concurso é aberto a produtores de todas as culturas e de todo o território nacional

Lavouras da Fazenda Palmito  (Foto: Fernando Martinho, de Boa Esperança (MG))Lavouras de café da Fazenda Palmito, em Boa Esperança (MG), que ficou com o terceiro lugar em 2018 (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

Já estão abertas as inscrições para a edição de 2019 do Prêmio Fazenda Sustentável. O concurso, promovido pela revista Globo Rural, com patrocínio da Ford Raçã Forte e metodologia da Fundação Espaço ECO e Rabobank, reconhece produtores rurais adeptos de práticas que sejam ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, visando preservar o meio ambiente e contribuir para um mundo melhor.

A premiação é dividida em duas etapas. Na primeira, que vai até o dia 7 de junho, os produtores acessam os formulários de inscrição e respondem a perguntas sobre o desempenho de suas propriedades. Depois disso, serão selecinoadas 25 fazendas para a segunda fase, que será realizada entre os dias 24 de junho e 2 de agosto de 2019.

Finalmente, as cinco (5) fazendas que apresentarem a melhor performance em sustentabilidade irão para a final. Dessa lista, sairão as três (3) vencedoras, que serão homenageadas em um evento em São Paulo (SP). A campeã será destaque na reportagem de capa da Globo Rural de dezembro.

Confira o regulamento do Prêmio Fazenda Sustentável e tire suas dúvidas sobre o prêmio abaixo.

Quem pode participar?
Todos os produtores rurais de alimentos, fibras e energia que utilizam métodos e sistemas sustentáveis de produção, integrados ou não, que estejam inseridos no território nacional, possuam situação regularizada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cumpram a legislação ambiental na íntegra, sejam eles proprietários das terras ou arrendatários.

Minha área não chega a ser uma fazenda, ela é um sítio. Posso participar?
Sim. O prêmio não tem limitação de tamanhos de propriedades. O único requisito é que seja uma propriedade rural, por definição. O tamanho não é limitador.

Eu produzo uma cultura muito incomum. Posso participar?
Pode, não importa o que você produz e o quão incomum ou não convencional é sua produção. O que importa é se tratar de uma produção agrícola que tem como base uma área rural. Não importa se a produção é incomum.

Eu produzo somente uma cultura. Posso participar?
Sim, não há regra impeditiva para quem produz somente uma cultura.

Eu produzo apenas orgânicos, também posso?
Sim, o Prêmio Fazenda Sustentável é aberto a todos os tipos de produção.

Eu não produzo nenhuma cultura orgânica. Posso participar?
Sim, o Prêmio Fazenda Sustentável é aberto a todos os tipos de produção.

Eu participei de edições anteriores do prêmio. Posso participar?
Sim, não há impedimentos para participar. A única restrição é para os vencedores, que ficam impedidos de participar pelos cinco anos seguintes ao ano em que foram campeões.

Ainda tem dúvidas? Então encaminhem um e-mail para: fazendasustentavel@edglobo.com.br

Participe! Você pode ser um campeão de Sustentabilidade!

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte :GLOBO RURAL