Fazenda segura aumento do biodiesel na mistura do diesel

BRASÍLIA  -  O ministro da Fazenda, Guido Mantega, segurou o aumento do percentual de mistura de biodiesel no diesel fóssil vendido no país com medo do impacto inflacionário. A minuta da medida provisória que vai determinar o incremento da mistura dos atuais 5% para 6% está no Palácio do Planalto há três meses e tem o aval do Ministério de Minas e Energia, mas não deve mais sair até o fim do ano e nem tem prazo para ser publicada em 2014.

A informação foi repassada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), à Frente Parlamentar do Biodiesel em reunião realizada nesta quarta-feira. Lobão disse que o ministério fechou que o aumento da mistura no próximo ano seria para 6%, e não 7%, como desejavam os produtores, mas que ainda dependia de aval da Fazenda.

O receio da Fazenda é que o aumento da mistura tivesse impacto na inflação – a soja, usada para produção de rações, é fonte primária de cerca de 75% do biodiesel produzido no Brasil. Um aumento no fim de ano poderia contribuir com a elevação do índice, que já é pressionado em janeiro pelo reajuste das tarifas de serviços públicos, como ônibus, pagamento de impostos como o IPVA e compra de material escolar.

“O lado bom é que o aumento [do biodiesel na mistura] vai ser por MP [que passa a valer já na data de publicação], mas é uma péssima notícia o adiamento. O biodiesel, que tinha o marco regulatório até 2013, vai virar o ano sem rumo”, afirmou o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da frente.

Os produtores de óleos vegetais pressionam há tempos pelo aumento da mistura. O projeto estava congelado no governo desde o fim do ano passado, mas as reuniões foram retomadas em setembro, quando a Casa Civil pediu ao Ministério de Minas e Energia que refizesse os cálculos sobre o impacto da medida.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3375992/fazenda-segura-aumento-do-biodiesel-na-mistura-do-diesel#ixzz2nv8qoYGu

Fonte: Valor | Por Raphael Di Cunto e Tarso Veloso | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *