Faturamento do setor de máquinas e implementos agrícolas cresce 34% em 2011

Segundo a Abimaq, as projeções para este ano são de manutenção do bom nível de desempenho

por Globo Rural On-line

Divulgação/Semeato

O faturamento do setor de máquinas e implementos agrícolas cresceu 34% em 2011 na comparação com o ano anterior. O balanço do Departamento de Economia e Estatística da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) indica que o montante passou de R$ 7,4 bilhões para R$ 10 bilhões no país.
O documento apresenta também uma elevação de 21% nasexportações de maquinários e equipamentos para a agricultura, em relação ao ano anterior. O número deempregos também aumentou, de 47,6 mil vagas para 54,8 mil, junto com o nível de capacidade instalada, que subiu 13%.
Esses resultados refletem o bom desempenho do setor agropecuário no Brasil em 2011 e as projeções para este ano são de manutenção desses níveis. De acordo com Celso Casale, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), o setor deve ter uma elevação nas vendas em torno de 10% a 15% em 2012. “Os preços de commodities continuam proporcionando bons ganhos ao produtor e com isso ele se sente estimulado a continuar investindo, pois pesquisas oficiais indicam que o uso de equipamentos é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da produtividade rural”, analisa o dirigente. Isso tudo, segundo Casale, se mantidas as atuais linhas de crédito e disponibilidade de recursos para a compra de máquinas e implementos agrícolas.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.