Farsul divulga nota contestando os resultados da Expointer 2013

A Farsul divulgou ontem nota técnica sobre o faturamento divulgado pela organização da Expointer no último domingo, de R$ 3,29 bilhões. Assinada pela assessoria econômica da entidade, questiona a efetividade das vendas nas feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul – incluindo a Expodireto Cotrijal.
O documento faz um comparativo entre os valores anunciados pelo governo do Estado – informados pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) – e os de negócios efetivados conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil. Segundo a avaliação da Farsul, até o ano de 2008 os valores anunciados na Expodireto e Expointer atingiam, em média, 55% daquilo que efetivamente era comercializado ao longo de todo o ano no Estado. “Mas, a partir de 2009, o valor anunciado atingiu 91% das vendas efetivas, o que causou uma forte reação da entidade no sentido de esclarecer ao governo do Estado, bem como à imprensa e à comunidade em geral, que se estava anunciando valores que eram claramente incorretos – pois eram somadas vendas efetivas com intenção de compra”, diz a nota.
Para a entidade, os valores estão se afastando cada vez mais da realidade, pois, enquanto os investimentos crescem em média de fato 26% ao ano, a taxa média de crescimento dos anúncios das duas maiores feiras cresce 52% ao ano, exatamente o dobro da realidade que se verifica com dados do Bacen.
A nota reafirma que a preocupação da Farsul é técnica. “Quando se cria um ambiente de fortalecimento da demanda, sinalizando-se uma demanda maior do que de fato é, esse mercado buscará um outro ponto de equilíbrio em um nível de preço mais alto. No momento em que há assimetria de informações, ou seja, quando agentes econômicos que estão estabelecendo transações econômicas entre si e uma das partes detém qualitativa ou quantitativamente informações em relação aos demais, então gera-se falhas de mercado.”

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *