Famasul coordena caravana para a Bienal da Agricultura

Fonte: MS NOTÍCIAS

Uma caravana com 90 pessoas, entre produtores rurais, lideranças e entidades ligadas ao agronegócio, representará Mato Groso do Sul na Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12.08), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para a abertura oficial estão sendo aguardados os governadores dos Estados da região Centro-Oeste e Distrito Federal, os quais participarão de um debate coordenado pela presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, sobre o potencial agropecuário do Brasil Central.
Os governadores vão apresentar as principais dificuldades e sucessos dos seus respectivos Estados no campo do agronegócio e sugerir políticas que devem ser apoiadas pelo Governo Federal para que a região continue contribuindo para a representatividade mundial do Brasil nas exportações de grãos e carne. Os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal destinam, juntos, 15 milhões de hectares para a agropecuária e produzem, anualmente, 56 milhões de toneladas de grãos, isto é, 35% da produção nacional. A contribuição da região nas exportações do agronegócio brasileiro também é expressiva: 18%.
Em 2011, o Centro-Oeste se tornou líder brasileiro em receita bruta nas principais lavouras de grãos, fibras, cereais e hortigranjeiros, ultrapassando a região Sul do país. Esse panorama era anunciado nos estudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que mostram que o Valor Bruto da Produção Agrícola (VBP) saltará dos atuais R$ 38 bilhões, em 2010, para R$ 53 bilhões neste ano. Já de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a região elevou, entre 1990 a 2008, em quatro pontos percentuais sua participação no PIB Nacional, e a maior contribuição foi da agropecuária.
A Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central será realizada nos dias 11 e 12 de agosto pelas Federações da Agricultura Mato Grosso do Sul (Famasul), de Goiás (Faeg), Distrito Federal (Fape-DF) e Mato Grosso (Famato), entidades representativas do produtor rural. As federações agrupam serviços de aprendizagem e sindicatos e fazem parte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que atua no âmbito político nacional e tem representantes nos 26 estados e no Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *