Falta de infraestrutura para armazenagem de grãos é tema de audiência pública realizada em Brasília

Na ocasião, foram diagnosticados sérios problemas envolvendo o escoamento da produção e a falta de armazéns para estocagem

Divulgação/Ministério da Agricultura

Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Segundo a Conab, Cerca de 76% dos armazéns privados, que são credenciados pela companhia, estão impedidos de serem utilizados

A falta de infraestrutura e de armazéns segue pautando as discussões do setor agropecuário. Uma audiência pública em Brasília nesta terça, dia 28, debateu o assunto. Um dado divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a reunião preocupa. Cerca de 76% dos armazéns privados, que são credenciados pela companhia, estão impedidos de serem utilizados.
>>Ministro da Agricultura afirma que novo Plano Safra dará prioridade à armazenagem de grãos

Em discussão, um panorama sobre o atual mercado agrícola. Especialistas do setor e representantes do governo fizeram projeções para as próximas safras. Foram diagnosticados sérios problemas envolvendo o escoamento da produção, e o principal continua sendo a falta de armazéns para estocagem.

– Mais de 70% dos armazéns não estão habilitados, algo tem que ser feito, pois se nós temos armazéns, mas eles oficialmente não atuam, por isso os riscos, perdas e, consequentemente, o Custo Brasil. Quem esta pagando essa conta é o nosso agricultor, o consumidor brasileiro. E nós estamos deixando de incrementar mais receitas com divisas nas exportações – disse o deputado Afonso Hamm (PP-RS)

>>Acesse o especial SOS Logística

– O que isso evidencia é que grande parte destas unidades armazenadoras e que não estão habilitadas, não estão aptas a prestar serviço dependem de rever processos ou estruturas. Aspectos relacionados a documentos e certidões que o governo exige que a empresa esteja quite com as suas obrigações fiscais, ou aspectos relativos à estrutura como infiltração e falta de equipamento – falou Carlos Alberto Nunes Batista, secretario-executivo da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura.

A expectativa é que o Plano Nacional de Armazenagem, que está sendo preparado pelo Ministério da Agricultura, atenda às necessidades do setor.

Sobre o problema de logística, a alternativa proposta pelo Ministério da Agricultura é a criação de novos corredores de exportação que liguem as áreas de produção aos portos da região norte do país.

Fonte: Ruralbr

Compartilhe!