Falecimento – Henrique Frederico Schmidt

Conselheiro, ex-presidente e um dos fundadores da Rede Plaza de Hotéis, Henrique Frederico Schmidt morreu ontem, aos 94 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no Complexo da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.

O empresário acompanhou, até meados do ano passado, toda a trajetória da empresa – atualmente, a Rede Plaza é proprietária e administradora de seis meios de hospedagem no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Rio de Janeiro e na Bahia.

Definido pelos familiares como um homem empreendedor, dinâmico e atuante em todos os detalhes da vida da empresa, Schmidt fundou o grupo na Capital em 1953, ao lado do irmão Victor e do pai, João Ernesto. O primeiro hotel da rede foi erguido em 1958 – em 2018, comemoraram-se 60 anos do empreendimento.

Sempre juntos, os três lideraram a expansão do grupo. Criaram um dos primeiros hotéis cinco estrelas do Estado, o Plaza São Rafael, e outras iniciativas importantes do turismo gaúcho e brasileiro.

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, o empresário sempre estava presente no Plaza e em outros hotéis do grupo. Acompanhava e conversava com gerentes e funcionários sobre questões do dia a dia. Bem-humorado, sempre tinha uma piada ou uma boa frase para estimular os funcionários, conforme lembram os familiares.

Schmidt deixa a mulher, Esther; os filhos, Carlos Henrique, Sílvia e Jorge; os netos, Oscar, Marcelo, Ana, Andréia, Eduardo, Guilherme, Pedro e Fernando; e as bisnetas, Pietra e Maria Fernanda.

O corpo do empresário será cremado hoje, às 11h, no Crematório Metropolitano.

Fonte : Zero Hora