- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

Falece ex-Ministro Ruy Rosado. Despedida ocorre neste domingo

O Tribunal de Justiça comunica com pesar o falecimento do Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ruy Rosado de Aguiar Júnior. O velório ocorrerá a partir das 10h deste domingo (25/8), no Crematório Metropolitano (Rua Oscar Pereira, 584). A cerimônia de despedida será realizada às 15h.

Durante 14 anos integrou os quadros da magistratura gaúcha, antes de ser promovido a Ministro do STJ.

Falece ex-Ministro Ruy Rosado. Despedida ocorre neste domingo
Ruy Rosado de Aguiar Jr. foi Juiz
e Desembargador do RS
(Foto: José Alberto/STJ)

Trajetória

Natural de Iraí (RS), graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1961). Foi Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (1963-1980), Juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul (1980-1985), Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (1985-1994), tendo atuado como Corregedor-Geral da Justiça (1992-1993), e Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ – 1994-2003).

Possuía especialização em Direito Penal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1975), especialização em Direito Comunitário pela École Nationale de La Magistrature de France (1997) e mestrado em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1990). Atuava como professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em nível de pós-graduação, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) e como advogado. Era também membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).


EXPEDIENTE
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tjrs.jus.br [1]

Fonte : TJ/RS

Compartilhe!