Exposição de animais no RS e o nascimento da Expointer

Eventos iniciais eram realizados alternadamente em Porto Alegre e em cidades do interior

33ª Exposição Estadual de Animais de Esteio

33ª Exposição Estadual de Animais de Esteio | Foto: Mauro Schaefer / Reprodução CP

Com a Secretaria da Agricultura do Estado oficializada em 1936, no ano seguinte, em 6 de agosto, o Ministério da Agricultura fecha um convênio instituindo as exposições de animais no Rio Grande do Sul. Esses eventos, que até então eram realizados alternadamente em Porto Alegre e em municípios do interior, são fixados na Capital na forma de certames estaduais a partir de 1955, na região conhecida, à época, como Prado Rio Grandense. Com as adaptações feitas para receber as feiras de produtos que antes ocorriam na Redenção, o local passou a ser chamado de Parque de Exposições Menino Deus.

No ano seguinte, 1956, o Parque de Exposições passou a exibir também animais de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Com o interesse crescente dentro do Brasil, também houve reconhecimento externo, e países como Argentina e Uruguai passaram a comparecer com seus exemplares.

De 1967 a 1969, com a presença dos cabanheiros dos países vizinhos, o Parque do Menino Deus ficou pequeno para sediar o evento. Assim, em 1970, o governador Walter Peracchi Barcelos decidiu pela compra de 64 hectares da fazenda Kroeff, em Esteio. Apesar de protestos de produtores, que criticaram a troca por um local distante da Capital, inicia-se a construção do Parque de Esteio.

Na inauguração, em 1970, a 33ª Exposição Estadual de Animais foi realizada, recebendo visitantes do país. O Correio do Povo registrou a inauguração, inclusive fotografando o momento em que o então governador do Paraná, Paulo Pimentel, teve seu carro atolado no barro do terreno (o jornal conta que a fazenda Kroeff era um grande banhado que foi aterrado para receber a obra).

O nome Expointer foi dado em 1972, e em 1977 o local passou a se chamar Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A Expointer 2020, em setembro, vai celebrar o 50º aniversário do Parque.

Por Correio do Povo

Fonte : Correio do Povo

Compartilhe!