Exportações do campo avançam em fevereiro

As exportações de quase todos os principais produtos agropecuários da pauta brasileira aumentaram em fevereiro tanto em volume quanto em receita na comparação com janeiro, segundo estatísticas divulgadas ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em relação a fevereiro de 2011 os resultados também são melhores.

Carro-chefe do agronegócio nacional, a soja foi o grande destaque da balança no mês passado. Os embarques do grão somaram 1,6 milhão de toneladas, 79,5% mais que em janeiro e volume 148,7% superior ao de fevereiro de 2011. A receita chegou a US$ 715,5 milhões, altas de 79,4% e 183,7%, respectivamente.

Ainda que as bases de comparação sejam baixas, já que em janeiro e no início do ano passado a disponibilidade do produto era menor, por atrasos nas colheitas, os incrementos também se refletiram em altas nos embarques de farelo e óleo.

Outros produtos que registraram apenas aumentos em todas as comparações, como a soja, foram suco de laranja, açúcar bruto, carne suína, carne de frango e algodão. O milho registrou apenas quedas, em parte porque as exportações do cereal estiveram aquecidas tanto em janeiro quanto no primeiro bimestre de 2011.

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | De São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.